A história do YouTube

Tudo começou em fevereiro de 2005, quando três ex-funcionários do PayPal, uma empresa de tecnologia sediada em São Francisco, na Califórnia, registraram o domínio www.youtube.com. A saber, eles eram Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, e tinham entre 25 e 27 anos na época.

Existem algumas versões sobre a inspiração para o projeto. Uma delas é que eles queriam compartilhar vídeos de uma festa que tinham ido, mas não encontraram uma forma fácil de fazer isso na Internet. Outra é que eles queriam criar um site de namoro online, onde as pessoas pudessem enviar vídeos de si mesmas, mas depois mudaram de ideia. E ainda há quem diga que eles queriam assistir a vídeos de notícias, como o do famoso incidente do guarda-roupa de Janet Jackson no Super Bowl de 2004, mas não acharam nenhum site que os disponibilizasse.

Seja qual for a verdade, o fato é que eles perceberam que havia uma demanda por um serviço de compartilhamento de vídeos online, que fosse simples, rápido e acessível. Então, eles então começaram a trabalhar na ideia, usando o dinheiro que tinham ganhado com a venda do PayPal para o eBay, em 2002. Assim, alugaram um pequeno escritório acima de uma pizzaria e de um restaurante japonês, e contrataram alguns programadores e designers para ajudá-los.

O YouTube hoje

Hoje, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. As quais assistem a mais de um bilhão de horas de vídeo por dia, em mais de 100 idiomas. O site tem mais de 200 milhões de canais, que produzem conteúdo sobre os mais diversos assuntos, como: https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/a-historia-do-youtube.htm

Luiz
10/02/25